Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • SEDUC CEARÁ
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seducceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Formação Continuada de Professores de Matemática 2019 - Matemática no Contexto Escolar: Currículo, Metodologias e Avaliação

 

LOGO

 

Formação Continuada de Professores de Matemática

Matemática no Contexto Escolar: Currículo, Metodologias e Avaliação 

 

O presente curso visa realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas Tecnologias, prioritariamente para coordenadores, PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas incluem o uso das diversas metodologias de aprendizagem, como Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Significativa e Práticas Exitosas no Ensino de Matemática. Serão abordados conceitos e teorias de forma contextualizada e interdisciplinar, conforme estabelecido pelos PCNs e pela Matriz de Referência do ENEM e SPAECE.

 

OBJETIVO GERAL: Tem por objetivo realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas Tecnologias, prioritariamente para coordenadores e /ou PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. 

 

EMENTA: 

  • Os Desafios do Ensino da Matemática e suas Tecnologias no contexto da Aprendizagem Escolar, Aspectos Pedagógicos no Desenvolvimento da Iniciação Científica na Educação Básica.

  • Reflexões sobre o currículo do ensino médio e aplicação da proposta curricular criada em 2017-2018;

  • A avaliação escolar voltada para a disciplina de Matemática e suas Tecnologias;

  • Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Matemática.

 

CARGA HORÁRIA: 

 

O curso será na modalidade semipresencial, e terá uma duração total de 150 horas/aulas.

(Presencial (40 horas/aula) e EaD (110 horas/aula).

 

 

MÓDULOS NA PLATAFORMA AVACED

 

Módulo I: Introdução à EaD

 

Módulo II: Desafios do Ensino da Matemática e o Desenvolcimento de Projetos

 

Unidade I

Professor-pesquisador no ensino de Matemática

 

Unidade II

O trabalho com a multiplicação e divisão que são conteúdos críticos e básicos para vários descritores críticos a partir da História da Matemática.

 

 

Modulo III:  Currículo e Avaliação no Ensino de Matemática

 

Unidade I

Reflexões sobre o currículo e a avaliação voltada para o ensino da Matemática e suas Tecnologias.

 

Unidade II

Aprendizagem cooperativa e os descritores 65 e 67.

 

 

Modulo IV: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais

 

Unidade I

 

Aprendizagem Significativa (D64, 76 e 78)

 

Sequência Fedathi (D52, 71 e 72)

 

 

 

Calendário

Junho 2019
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

CREDE 01 - Maracanaú - Rodovia Mendel Steinbruch, 7.400 - Conjunto Industrial - Maracanaú/Ceará - CEP: 61.925.660 | 3101.2783
© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados