Formação Continuada de Professores de Matemática 2019 - Matemática no Contexto Escolar: Currículo, Metodologias e Avaliação

LOGO

Formação Continuada de Professores de Matemática

Matemática no Contexto Escolar: Currículo, Metodologias e Avaliação

O presente curso visa realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas Tecnologias, prioritariamente para coordenadores, PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas incluem o uso das diversas metodologias de aprendizagem, como Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Significativa e Práticas Exitosas no Ensino de Matemática. Serão abordados conceitos e teorias de forma contextualizada e interdisciplinar, conforme estabelecido pelos PCNs e pela Matriz de Referência do ENEM e SPAECE.

OBJETIVO GERAL: Tem por objetivo realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas Tecnologias, prioritariamente para coordenadores e /ou PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01.

EMENTA:

• Os Desafios do Ensino da Matemática e suas Tecnologias no contexto da Aprendizagem Escolar, Aspectos Pedagógicos no Desenvolvimento da Iniciação Científica na Educação Básica.

• Reflexões sobre o currículo do ensino médio e aplicação da proposta curricular criada em 2017-2018;

• A avaliação escolar voltada para a disciplina de Matemática e suas Tecnologias;

• Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Matemática.

CARGA HORÁRIA:

O curso será na modalidade semipresencial, e terá uma duração total de 150 horas/aulas.

(Presencial (40 horas/aula) e EaD (110 horas/aula).

MÓDULOS NA PLATAFORMA AVACED

Módulo I: Introdução à EaD

Módulo II: Desafios do Ensino da Matemática e o Desenvolcimento de Projetos

Professor-pesquisador no ensino de Matemática

Unidade II

O trabalho com a multiplicação e divisão que são conteúdos críticos e básicos para vários descritores críticos a partir da História da Matemática.

Modulo III:  Currículo e Avaliação no Ensino de Matemática

Unidade I

Reflexões sobre o currículo e a avaliação voltada para o ensino da Matemática e suas Tecnologias.

Unidade II

Aprendizagem cooperativa e os descritores 65 e 67.

Modulo IV: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais

Unidade I

Aprendizagem Significativa (D64, 76 e 78)

Sequência Fedathi (D52, 71 e 72)