Os Desafios do Ensino de Ciências e suas Tecnologias no Contexto da Aprendizagem Escolar 2019

IMG 20170518 WA0096

Serão organizados encontros presenciais com os professores lotados no ambiente de aprendizagem – Laboratório de Ciências (LEC) - para discutir, apresentar e desenvolver ações que visam ampliar o uso do LEC a fim de auxiliar na melhora dos índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. Neste sentido, as ações a serem desenvolvidas incluem a reflexão sobre os desafios do ensino das ciências no contexto da aprendizagem escolar, parceria entre o professor do LEC e PDT no desenvolvimento de projetos de iniciação científica, oficina de competência socioemocional (trabalhar a motivação dos alunos e professores), oficina de aprendizagem cooperativa e significativa no ensino de ciências, práticas laboratoriais com material alternativo, abordando conceitos e teorias de forma contextualizada e interdisciplinar conforme estabelecido pelos PCNs e pela Matriz de Referência do ENEM/Descritores do Spaece.

Objetivos:

• Apresentar os desafios das Ciências da Natureza no contexto da atual sociedade;

• Dialogar sobre a Matriz de Referência do Enem/Descritores do Spaece e as diferentes metodologias;

• Trabalhar as Competências e Habilidades/Descritores de menor apreensão pelos alunos através das práticas de laboratório;

• Definir estratégias a serem desenvolvidas no ano letivo 2019;

• Desenvolver Projetos Científicos contextualizados à realidade da comunidade escolar para apresentação no Ceará Científico.

• Promover a Integração entre as Unidades Escolares Regulares, de Tempo Integral, Profissional e Indígenas visando socializar metas para melhoras os Índices de Aprendizagem.

Responsáveis pelo Projeto CREDE 01: Ana Geovanda, Elisberto Araújo, Maria do Socorro, Bruno Rodrigues, Carlos Abner, Cícero Neto, Elaine Teodósio, Gênesson Johnny, Gildênia Moura, Gustavo Santos, Halyson Gomes, Maria Lúcia Coelho, Mônica Kacsan, Paulo André Ferreira, Soraia Cassiano, Suiane Alves e Talitha Lousada.

Módulos

• Módulo I: Os Desafios das Ciências e suas tecnologias no contexto da Aprendizagem Escolar

Unidade 1: Os Desafios do Ensino de Ciências e suas Tecnologias no Contexto da Aprendizagem Escolar.

Unidade II: LEC, PDT e NTTPS no desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas unidades escolares.

• Modulo II: Currículo e Avaliação no Ensino de Ciências

Unidade I: Reflexões sobre o Currículo do Ensino Médio (Química, Física e Biologia) para cada ano de ensino.

Unidade II: As Avaliações Internas e Externas voltadas para a disciplina de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

• Modulo III: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais

Unidade I: Práticas Laboratoriais com material alternativo (PCNs e a Matriz de Referência do ENEM/Descritores do Spaece)

Unidade II: Oficina de Aprendizagem Cooperativa e Significativa no ensino de ciências e matemática. BEIQ: Banco Estadual de Itens e Questões

Junho 2019